Grécia aprova casamento civil entre pessoas do mesmo sexo em vitória histórica para comunidade LGBT

O parlamento da Grécia aprovou um projeto de lei histórico que permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, em uma vitória para ativistas LGBT que lutam há décadas por igualdade de direitos. A votação foi saudada por dezenas de pessoas pelas ruas de Atenas, em um momento de celebração e alegria para a comunidade LGBT do país.

A lei aprovada dá aos casais formados por pessoas do mesmo sexo o direito de casar e adotar crianças, um avanço significativo em um país socialmente conservador. A Grécia, sendo um dos primeiros países cristãos ortodoxos a permitir essas uniões, marca um marco importante na luta pela igualdade de direitos.

Stella Belia, chefe do grupo de pais do mesmo sexo, Rainbow Families, descreveu o momento como histórico e um dia de alegria para a comunidade. O projeto de lei foi aprovado por 176 votos a favor no parlamento com 300 assentos e se tornará lei quando for publicado no diário oficial do governo.

Apesar de membros do partido de centro-direita Nova Democracia, do primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis, terem se abstido ou votado contra o projeto de lei, ele ganhou apoio suficiente da oposição de esquerda, demonstrando um raro exemplo de unidade entre partidos, apesar do debate tenso.

No entanto, a opinião pública da Grécia ainda está dividida sobre o assunto, como mostram as pesquisas recentes de opinião. A poderosa Igreja Ortodoxa, que vê a homossexualidade como um pecado, protestou veementemente contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, enquanto muitos membros da comunidade LGBT acreditam que o projeto de lei não chegou longe o bastante em garantir seus direitos.

Esse momento histórico na Grécia marca uma mudança significativa na luta pelos direitos da comunidade LGBT e mostra um avanço na luta pela igualdade e inclusão. A Grécia se junta a outros países que têm avançado na legislação em prol do casamento entre pessoas do mesmo sexo, demonstrando uma mudança global em direção a sociedades mais inclusivas e diversificadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo