Ciclone subtropical em alto-mar gera alerta vermelho para chuvas intensas e ressaca no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro.

O ciclone subtropical formado em alto-mar tem gerado alerta vermelho para chuvas intensas no Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, sul fluminense e região metropolitana do Rio de Janeiro. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o alerta, que se estende de quarta-feira a quinta-feira, e inclui chuvas com potencial para superar os 60 mm/h ou 100 mm/dia, além de ventos com velocidades superiores a 100 km/h.

A Marinha do Brasil também emitiu alertas para ressaca do mar, com ondas que podem atingir 2,5 metros de altura entre Santos (SP) e São João da Barra (RJ). O alerta, que terá início na madrugada de quinta-feira e se estenderá até as 9 horas de sexta-feira, pede para que a população evite o banho de mar, a prática de esportes no mar, permanecer em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período de ressaca, além de aconselhar os pescadores a evitar navegar nesse período.

Com a chegada da ressaca, recomenda-se também evitar trafegar de bicicleta na orla caso as ondas estejam atingindo a ciclovia e não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente. Esses cuidados são fundamentais para garantir a segurança da população diante das condições adversas do clima.

Foram emitidos alertas para ressaca na costa brasileira em função do ciclone que se formou em alto-mar. A recomendação é que a população redobre a atenção e evite se expor a situações de risco.

Vale ressaltar que o alerta foi emitido pelo Inmet e pela Marinha do Brasil, instituições responsáveis por monitorar e informar a população sobre as condições meteorológicas e marítimas. É importante que a população siga as orientações e esteja atenta aos avisos divulgados pelos órgãos competentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo