SÃO PAULO – “Nova Grade Curricular de São Paulo para 2024 Amplia Aprendizado em Matemática e Língua Portuguesa”

A partir do próximo ano, os alunos da rede estadual de São Paulo terão um novo currículo escolar, com mudanças significativas na grade curricular do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) anunciou que as alterações visam atender às demandas dos estudantes e professores, com foco no aprimoramento do ensino de língua portuguesa e matemática.

De acordo com a Seduc-SP, a grade curricular foi reformulada para beneficiar os mais de dois milhões de estudantes da rede estadual, com a ampliação do tempo destinado ao aprendizado de língua portuguesa em 60%, passando de 10 para 16 aulas. Além disso, a disciplina de matemática também recebeu uma ampliação de 70%, passando para 17 aulas no Ensino Médio.

Uma das novidades é a implementação de duas disciplinas na grade curricular: redação e leitura, além de educação financeira. A ampliação das aulas de física, geografia e história em 50%, atendendo a um pedido dos estudantes, também está entre as mudanças anunciadas. Além disso, a disciplina Projeto de Vida, que orienta o aluno na definição de interesses profissionais e pessoais, terá seu número de aulas ampliado de quatro para seis.

Para os alunos da 3ª série do Ensino Médio, haverá aulas de aceleração para o vestibular, com o objetivo de preparar os estudantes para as avaliações de seleção para o ensino superior. Além disso, a Seduc-SP informou que os estudantes do Ensino Médio serão atendidos com a redução de 11 para três itinerários formativos, que incluem Exatas e Ciências da Natureza, Linguagens e Ciências Humanas, e Ensino Técnico.

Já nos anos finais do Ensino Fundamental, os alunos terão disciplinas adicionais de educação financeira e orientação de estudos, com foco em corrigir as defasagens educacionais desse grupo de alunos. Segundo a Secretaria da Educação, as mudanças nas matrizes curriculares foram uma resposta à demanda de professores e estudantes da rede estadual, sobretudo do Ensino Médio.

Com essas mudanças, a Seduc-SP espera promover uma melhoria significativa na qualidade do ensino e no preparo dos estudantes para o futuro, tanto em termos acadêmicos quanto profissionais. As alterações na grade curricular refletem um esforço contínuo para ajustar o currículo escolar às necessidades e demandas dos alunos e educadores, garantindo uma educação de excelência nas escolas públicas de São Paulo.

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