Governo promete aumentar presença policial na região da Santa Ifigênia para conter onda de violência durante a noite

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou um reforço no policiamento da rua Santa Ifigênia e seus arredores, localizada no centro da capital e próxima à cracolândia. A presença de equipes policiais tem sido reduzida durante a noite, o que resultou em seis saques na região em menos de um ano, segundo comerciantes e moradores.

Para solucionar esse problema, o secretário estadual de Segurança Pública, Guilherme Derrite, revelou que o reforço no patrulhamento será feito através da chamada Operação Delegada, que consiste no trabalho de policiais militares em suas folgas, pagos com a Diária Especial por Jornada Extraordinária da PM (Dejem) em um convênio com a Prefeitura de São Paulo. Essa operação, que antes não incluía o período noturno na região, será ampliada a partir de agora.

Além disso, há previsão de um aumento no número de PMs nos batalhões da região após o encerramento da Operação Verão, que reforça o policiamento no litoral paulista com policiais de outras partes do estado. A inauguração da nova Companhia da Força Tática, que integra o 7º Batalhão da PM na capital, também faz parte do plano de reforço no policiamento da região. A unidade dispõe de 48 policiais em dez carros e motos.

Para complementar a atuação policial na região, está planejada a inauguração de uma nova companhia de motocicletas, que deve contar com 80 PMs. No total, estima-se que aproximadamente 300 novos PMs atuarão na região até o final do ano.

Em resposta à falta de policiamento noturno, muitos comerciantes têm contratado vigilantes particulares para proteger os estabelecimentos à noite. O secretário Guilherme Derrite ressaltou que a presença de vigilantes aumentará a visibilidade e a percepção de segurança pública na região.

Por outro lado, a Prefeitura de São Paulo já havia anunciado o reforço no policiamento na região central com 1.500 PMs na Operação Delegada, que trabalham durante a folga.

Com essas medidas, o governo busca promover uma maior sensação de segurança e conter a ocorrência de assaltos e outros crimes na região da rua Santa Ifigênia, trazendo mais tranquilidade para comerciantes e moradores.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo