Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, recebe alta após internação por picos de pressão.

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, teve alta nesta terça-feira (30) do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde estava internada desde sexta-feira (26). Guajajara precisou de acompanhamento médico devido a picos de pressão alta.

O quadro clínico da ministra evoluiu bem e os resultados dos exames de rotina mostraram um estado de saúde bom e estável. Os cardiologistas Sergio Timerman e Iascara Wozniak de Campos assinaram uma nota do hospital informando que a paciente dará continuidade ao tratamento ambulatorial e deverá ficar afastada das atividades laborais nos próximos dias.

Os problemas de saúde de Guajajara começaram nos últimos dias, quando ela sofria com picos de pressão alta, o que a levou a ser acompanhada por médicos em Brasília. Após avaliação, foi decidido que ela deveria ser internada na capital paulista.

Na sexta-feira (26), o ministério emitiu uma nota informando que a ministra passou por atendimento médico no Hospital Regional de Asa Norte, em Brasília, para a realização de exames clínicos. Segundo a pasta, Guajajara se sentiu mal na tarde de quinta-feira (25) enquanto cumpria agenda pública e precisou de atendimento médico emergencial.

Sonia Guajajara nasceu no Maranhão, mas fez campanha para deputada federal em São Paulo nas eleições de 2022. Ela foi eleita pelo PSOL, mas se afastou do mandato para ocupar o Ministério dos Povos Indígenas, após convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Agora, a ministra terá que se dedicar ao tratamento ambulatorial e ao repouso, afastada de suas atividades laborais nos próximos dias. A expectativa é de que ela possa se recuperar plenamente e retomar suas funções no Ministério dos Povos Indígenas em breve.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo