Ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara é internada em São Paulo após problemas de saúde

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, foi internada nesta sexta-feira em um hospital na cidade de São Paulo. Guajajara vinha sofrendo com picos de pressão alta nos últimos dias e chegou a ser acompanhada por médicos na capital federal, em Brasília. Nesta sexta, dado o quadro de saúde, foi decidido que ela viajaria para a cidade paulista para ser internada.

De acordo com o ministério, a ministra se sentiu mal na tarde da última quinta-feira, enquanto cumpria agenda pública e precisou de atendimento médico emergencial. Ela passou por atendimento médico no Hospital Regional de Asa Norte, em Brasília, onde foram realizados exames clínicos. Atualmente, ela está em processo de recuperação e encontra-se bem. No entanto, por precaução e seguindo as recomendações médicas, será internada em um hospital em São Paulo para a realização de uma bateria de exames preventivos.

Todas as agendas previstas para esta sexta-feira e o fim de semana tiveram de ser canceladas devido à situação de saúde da ministra. A assessoria de imprensa do Ministério dos Povos Indígenas informará oportunamente o local de internação e fornecerá boletins médicos sobre o estado de saúde da ministra. Guajajara está no Hospital do Coração da USP (Universidade de São Paulo).

Recentemente, a ministra estava cumprindo agendas sobre a operação Yanomami e viajou para a Bahia após uma liderança indígena pataxó hã-hã-hae ser assassinada por fazendeiros, enquanto fazia uma retomada de terra reivindicada por seu povo. Nascida no Maranhão, Guajajara fez campanha para deputada federal em São Paulo nas eleições de 2022, sendo eleita e se afastando do mandato para ocupar o Ministério dos Povos Indígenas, após convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A internação da ministra causou preocupação entre os povos indígenas e seus apoiadores, que aguardam por mais informações sobre seu estado de saúde e desejam pronta recuperação. A situação evidencia a necessidade de atenção à saúde de lideranças indígenas e a importância de garantir que tenham acesso a cuidados médicos de qualidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo