Inmet emite alerta laranja para chuvas intensas em 10 estados brasileiros, com acumulado de até 100 mm e risco de ventos fortes

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta laranja para chuvas intensas em 10 estados brasileiros. O alerta laranja é o segundo na escala utilizada pelo Inmet, que varia entre o amarelo (perigo potencial), o laranja (perigo) e o vermelho (grande perigo).

Os estados que estão em alerta laranja são Acre, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas, Espírito Santo, Pará e Rondônia. Esse alerta vale até amanhã (22). Nessas regiões, o acumulado de chuva pode chegar a 100 mm.

Os únicos estados que não estão em alerta para chuvas são Amapá, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe. Os demais estados brasileiros e o Distrito Federal estão em alerta amarelo.

As fortes chuvas também deixaram um rastro de mortes, como no estado de São Paulo, onde uma mulher de 60 anos morreu após ser atingida por um raio na cidade de Praia Grande (SP). Outra pessoa morreu em Sorocaba após ter seu carro arrastado pela enxurrada.

No Rio Grande do Sul, o temporal que ocorreu na última terça-feira (16) deixou quase 1 milhão de pessoas sem energia. Segundo o governo, mais de 30 mil clientes da CEEE Equatorial e outros 53 mil clientes da RGE Sul continuam sem energia elétrica.

Esses alertas são importantes para que as pessoas possam se precaver diante das condições climáticas adversas. É fundamental que a população esteja sempre atenta e siga as orientações dos órgãos competentes para evitar situações de perigo. A prevenção é a melhor forma de enfrentar eventos climáticos extremos e garantir a segurança de todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo