Inmet emite alerta de perigo para tempestades no Sul do Brasil, com possibilidade de 60 mm de chuva por hora.

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alertas de grande perigo para tempestades no Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina nesta quarta-feira (17). De acordo com o instituto, o volume de chuva pode ultrapassar 60 mm por hora ou 100 mm ao longo do dia, com a possibilidade de ventos com mais de 100 km/h e queda de granizo.

A previsão é que fortes chuvas atinjam cidades do norte e do sul gaúchos ainda na manhã desta quarta-feira, com o último alerta terminando às 12h. Durante a noite de terça-feira, algumas cidades do estado já estavam sofrendo com a chuva, e os danos que podem resultar incluem quedas de árvores, corte de energia elétrica, danos em propriedades, alagamentos, estragos em plantações e transtornos no transporte rodoviário.

Além disso, outro alerta para a região prevê a possibilidade de chuvas menores, mas ainda com potencial de dano, atingirem um território maior, com riscos de ventos fortes e granizo. A previsão é de chuvas intensas também nas regiões Sul e Centro-Oeste, assim como alertas de perigo potencial em áreas do Norte, São Paulo, oeste de Minas Gerais, extremo oeste da Bahia, Maranhão e a maior parte do Piauí.

No sul do estado do Rio de Janeiro, há a possibilidade de chuvas fortes devido aos alagamentos persistentes em Duque de Caxias, que ainda enfrentava os estragos causados pela chuva dos últimos dias.

Para a cidade de São Paulo, a previsão é de sol e calor durante a manhã, com pancadas isoladas de chuva no fim da tarde, mantendo as temperaturas elevadas ao longo do dia.

Com a expectativa de chuvas intensas, ventos fortes e possíveis transtornos, a população das regiões afetadas deve ficar atenta aos alertas e recomendações das autoridades locais para garantir a segurança e minimizar os danos causados pelas tempestades.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo