Pedalada em São Paulo reúne mais de 200 ciclistas em apoio à libertação de reféns do Hamas em Israel

No último domingo (14), a cidade de São Paulo recebeu mais de 200 ciclistas que se reuniram para marcar o 100º dia desde os ataques do Hamas a Israel em 7 de outubro. A concentração aconteceu no Parque do Povo, com os participantes usando camiseta branca ou azul e fitas amarelas amarradas nas bicicletas para reivindicar o retorno das 128 pessoas que continuam sequestradas pelo grupo terrorista. Entre elas está o brasileiro Michel Nisenbaum, de 59 anos, que foi sequestrado no dia 7 de outubro, em Sderot, no Sul de Israel, quando saiu para buscar uma neta.

Os integrantes do grupo terrorista palestino Hamas romperam a fronteira da Faixa de Gaza na manhã de 7 de outubro de 2023, invadindo o sul de Israel e matando mais de 1.200 civis, além de capturando 240 pessoas como reféns. Parte dos sequestrados foi devolvida durante um cessar-fogo temporário em novembro, mas as outras 128 pessoas, incluindo crianças, jovens e idosos, seguem em poder do grupo extremista.

A pedalada promovida em São Paulo pela Universidade de Haifa, a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), a Organização Beit Halochem Brasil e a ONG StandWithUs Brasil, contou com o apoio da equipe profissional de ciclismo de Israel, Premier Tech. O evento também foi realizado em Brasília e no Rio de Janeiro, com a adesão de ciclistas em Tel Aviv, Barcelona, Paris, Londres, Melbourne e Los Angeles.

Um grupo de ciclistas profissionais pedalou 80 km até o Aeroporto de Guarulhos e retornou para participar da pedalada. A ideia era que todos os ciclistas compartilhassem sua participação nas redes sociais com a hashtag #RidetoBringThemHomeNow.

O presidente da Fisesp, Marcos Knobel, ressaltou a importância da ação ao afirmar que “desde o dia 7 de outubro, nossos corações ainda estão sangrando”, destacando a necessidade urgente de trazer os reféns de volta para Israel. Mais de 200 pessoas foram sequestradas, incluindo crianças, idosos e mulheres, reforçando a urgência da situação.

A iniciativa visa conscientizar o público sobre a situação dos reféns e pressionar as autoridades a agirem para resolver o impasse. A comunidade internacional tem um papel crucial a desempenhar na busca pelo retorno seguro dos sequestrados e na resolução pacífica do conflito entre Israel e o Hamas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo