Carlos Tourinho: A vida e a paixão pelo cinema no Rio Grande do Norte

O cinema brasileiro perdeu um de seus grandes talentos no último dia 26 de dezembro, o renomado diretor de fotografia Carlos Tourinho. Nascido em Teresina, Piauí, Tourinho se tornou um dos principais defensores do cinema no Rio Grande do Norte, onde faleceu aos 84 anos.

Sua paixão pelo cinema nasceu desde cedo, quando o jovem Carlos começou a trabalhar como baleiro nas salas de exibição para poder assistir aos filmes que tanto amava. Pouco a pouco, foi se dedicando ao mundo do cinema e, após se mudar com a família para o Rio de Janeiro na adolescência, se formou como repórter cinematográfico e passou a atuar na televisão.

Tourinho teve uma carreira marcada por sua dedicação ao audiovisual, tendo produzido mais de 50 filmes ao longo de sua vida. Além disso, sua paixão pelo cinema o levou a fundar o Instituto Técnico de Estudos Cinematográficos (ITEC) em Natal, onde oferecia formação em audiovisual e buscava estabelecer a cidade como um centro de produção cinematográfica no Nordeste.

Ele teve três esposas, todas chamadas Maria, e foi pai de duas filhas, Ana Aline Brum e Isadora Guimarães Tourinho Barbosa. Apesar das separações, Tourinho manteve um forte vínculo com suas filhas e seus netos, incentivando-os em seus projetos e compartilhando sua paixão pelo cinema.

Nos seus últimos anos, Tourinho dedicou-se a passar adiante seu conhecimento como cineasta, escrevendo projetos e ministrando oficinas em várias cidades do Rio Grande do Norte. Seu legado na indústria cinematográfica é inegável, e sua partida deixa um vazio no coração de familiares, amigos e no mundo do cinema.

Durante seu velório, as coroas de flores carregavam as frases marcantes que Tourinho sempre dizia, como “não me transfira seus problemas” e “tou baixando uma cortina entre nós”, mostrando que seu espírito e sua paixão pela sétima arte sempre viverão. Carlos Tourinho Ramos deixou um legado inestimável para o cinema brasileiro e será lembrado como um dos grandes cineastas do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo