Lula promete garantir proteção aos Yanomami e combater garimpo ilegal em reunião com ministros no Planalto.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniu-se com ministros nesta terça-feira, 9, no Palácio do Planalto, para discutir medidas de proteção ao povo yanomami e combate ao garimpo ilegal em terras indígenas. Durante o encontro, Lula afirmou que o governo federal utilizará “todo o poder que a máquina pública pode ter” para garantir a segurança dos indígenas. O presidente ressaltou a importância de não perder a guerra para o garimpo ilegal, madeireiros ilegais e outros indivíduos que desrespeitam a lei.

A reunião contou com a presença de ministros como Rui Costa (Casa Civil), Flávio Dino (Justiça), José Múcio Monteiro (Defesa), entre outros. Além dos ministros, a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, também esteve presente no encontro. Lula destacou a necessidade de tratar a questão indígena como uma questão de Estado e enfatizou a importância de proteger as áreas preservadas e assegurar os direitos dos indígenas.

O presidente lembrou que no início do ano passado havia viajado para Roraima, onde se reuniu com lideranças indígenas para discutir a desassistência sanitária no território yanomami. Quase um ano depois, Lula avaliou a necessidade de fazer um balanço para verificar se o governo cumpriu as medidas decididas em relação ao povo yanomami.

Durante a reunião, o presidente ressaltou a importância de combater o massacre, vandalismo, garimpagem e outras formas de invasão das áreas preservadas. Lula destacou a necessidade de um “combate muito sério” e afirmou que a reunião foi realizada para revisar as ações do ano anterior e definir novas medidas a serem tomadas.

Após o encontro, a expectativa era que os ministros fizessem uma declaração à imprensa. A reunião reforça o compromisso do governo em promover a proteção e o respeito aos direitos dos povos indígenas, além de fortalecer a atuação do Estado na garantia da segurança e preservação das terras indígenas. Esta agenda visa a assegurar a implementação de medidas efetivas para combater o garimpo ilegal e outras atividades que ameaçam a integridade das comunidades indígenas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo