Bancos encerram o serviço de transferência via DOC e TEC a partir da próxima segunda-feira, com aumento do uso do Pix

Após quatro décadas de existência, o tradicional Documento de Ordem de Crédito (DOC) deixará de existir a partir da próxima segunda-feira, dia 15 de março. Nesse dia, os bancos encerrarão o serviço de emissão e agendamento, tanto para pessoas físicas como jurídicas, para transferência entre instituições financeiras distintas.

No ano passado, as instituições bancárias já haviam comunicado o fim da modalidade de transferência. A data máxima de agendamento do DOC foi estendida até o dia 29 de fevereiro, para que os bancos pudessem processar os pagamentos restantes antes de encerrar o sistema definitivamente.

Além do DOC, a Transferência Especial de Crédito (TEC), utilizada por empresas para pagar benefícios a funcionários, também deixará de ser oferecida a partir das 22h da próxima segunda-feira.

Essas mudanças refletem o crescente uso do Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central, que não tem custos para pessoas físicas. O Pix vem ganhando cada vez mais espaço nos últimos anos e se tornou a modalidade preferida dos brasileiros para transferências de valores.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as transações via DOC somaram apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações financeiras realizadas no primeiro semestre de 2023. Em comparação, o Pix registrou 17,6 bilhões de operações, tornando-se a modalidade mais utilizada pelos brasileiros.

A Transferência Eletrônica Disponível (TED), utilizada principalmente para transferências de grandes valores, continuará em vigor. Criada em 2002, a TED permite o envio de recursos entre instituições diferentes até as 17h dos dias úteis, com a transação levando até meia hora para ser concluída.

Essas mudanças representam uma evolução no sistema financeiro brasileiro, com a modernização e simplificação das transações bancárias. A tendência é que cada vez mais brasileiros adotem o Pix como a principal forma de transferência de valores, dadas as suas vantagens em relação ao DOC e à TEC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo