Ato Democracia Inabalada marca primeiro aniversário da invasão e depredação das sedes dos Três Poderes com entrega simbólica de obra restaurada

No Salão Negro do Congresso Nacional, nesta segunda-feira (8), foi realizado o “Ato Democracia Inabalada” para marcar o primeiro aniversário da invasão e depredação das sedes dos Três Poderes. Durante o evento, houve a entrega simbólica de uma das peças destruídas pelos vândalos em 8 de janeiro de 2023: a tapeçaria do renomado artista Burle Marx, criada em 1973.

A tapeçaria, que foi alvo de vandalismo durante a invasão, passou por um minucioso processo de restauração em São Paulo e retornou ao Congresso Nacional em 23 de outubro de 2023. Antes do evento, a coordenadora do Museu do Senado, Cristina Monteiro, falou com a Rádio Senado sobre a obra, destacando a importância histórica e artística da peça de Burle Marx.

A iniciativa do “Ato Democracia Inabalada” teve como objetivo ressaltar a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural, além de reforçar os valores democráticos que regem a nação. Autoridades e personalidades do meio cultural estiveram presentes para mostrar seu apoio à causa e demonstrar a união em prol da proteção do legado artístico e arquitetônico do país.

Durante o evento, discursos enfatizaram a repulsa contra atos de vandalismo e a importância de preservar a memória e a identidade cultural do Brasil. O ato simbólico da entrega da tapeçaria restaurada foi um momento marcante, representando a superação diante dos atos de destruição perpetrados contra o patrimônio nacional.

O “Ato Democracia Inabalada” foi um marco significativo na trajetória de recuperação e preservação do patrimônio artístico do país, reforçando a importância da união de esforços para proteger e valorizar a história e a cultura brasileira. A preservação da tapeçaria de Burle Marx serve como um exemplo emblemático de resiliência e resistência diante dos desafios enfrentados, ressaltando a força da democracia e do compromisso com o legado cultural do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo