Polícia Militar do Rio de Janeiro monitora orla oceânica com câmeras de reconhecimento facial para garantir segurança durante festas e eventos públicos.

O Rio de Janeiro está investindo em tecnologia para monitorar a segurança de sua orla oceânica, que se estende por mais de 40 quilômetros. A Polícia Militar (PM) está utilizando câmeras de reconhecimento facial para identificar suspeitos de crimes e pessoas procuradas pela polícia. O sistema já entrou em operação durante a festa da virada de ano, nas praias de Copacabana, Arpoador e Barra da Tijuca.

Segundo o secretário estadual da PM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, a previsão é que as câmeras sejam instaladas em toda a orla oceânica, do Leme, na zona sul, até Guaratiba, na zona oeste, até o final do primeiro semestre deste ano. Além disso, as câmeras também serão instaladas nos túneis de acesso à orla e nas vias expressas Linha Amarela e Linha Vermelha. O objetivo é garantir a segurança e a rapidez na resposta policial.

Durante a festa da virada em Copacabana, as câmeras já tiveram um impacto positivo na identificação de criminosos. Um homem com mandado de prisão por tentativa de homicídio em aberto foi reconhecido e preso graças ao sistema de reconhecimento facial.

O secretário destacou que a tecnologia também será utilizada durante o carnaval, especialmente no entorno do Sambódromo e em outros pontos da cidade de concentração de foliões. Ele ressaltou a capacidade do sistema de ser empregado de forma volante e a intenção de definir em parceria com a prefeitura os locais dos desfiles dos blocos, principalmente ao longo da avenida Presidente Antônio Carlos, onde desfilam os grandes blocos.

A utilização de câmeras de reconhecimento facial e de veículos para a segurança pública representa um avanço tecnológico importante para o Rio de Janeiro. A expectativa é de que essa tecnologia contribua significativamente para a prevenção e solução de crimes, além de aumentar a sensação de segurança dos cidadãos que frequentam as praias e participam dos eventos na cidade. Está prevista uma ampliação do uso desse tipo de tecnologia ao longo do ano, representando um investimento significativo na segurança pública do estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo