Câmara Municipal de São Paulo aprova proposta para atrair empresas do setor audiovisual para a cidade e aumentar arrecadação Municipal

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, em segunda e definitiva fase de votação, o texto substitutivo das comissões reunidas ao PL (Projeto de Lei) 755/2023. O projeto, apresentado pela Prefeitura, propõe a redução da alíquota do ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) de 2,9% para 2% para os serviços de streaming – plataformas digitais que transmitem conteúdo audiovisual pela internet, como áudio, música e vídeo. A proposta tem como objetivo incentivar o segmento na cidade e atrair empresas do setor para o município, visando aumentar a receita municipal com o segmento do audiovisual.

Segundo o governo municipal, o projeto “também leva em consideração a relevância desse setor no cenário econômico e sua capacidade de potencializar a economia criativa e incrementar o PIB (Produto Interno Bruto) municipal”. A redução do ISS prevê um aumento na arrecadação municipal, com a possibilidade de atração de novos contribuintes que poderia gerar R$ 137 milhões extras em arrecadação.

Além da redução da alíquota do ISS para empresas de streaming, o projeto incluiu novos artigos, como a autorização para hospitais com débitos não tributários vencidos com o município optarem pela compensação da dívida por meio da prestação de serviços públicos essenciais à saúde. Outro artigo trata do UniSampa – programa de concessão de bolsa para universidades.

Antes de entrar na pauta do Plenário, o projeto foi discutido em Audiência Pública. Durante o debate, o líder do governo na Câmara, vereador Fabio Riva (PSDB), explicou que a criação do programa de bolsas vai garantir “estudos de ensino superior à população de baixa renda”. Entretanto, a bancada do PSOL registrou voto contrário ao Projeto de Lei, com o vereador Celso Giannazi (PSOL) destacando sua discordância com a inclusão dos dois novos artigos no texto.

Após a votação da proposta no Plenário, o vereador Fernando Holiday (PL) elogiou a iniciativa que trata do UniSampa, afirmando que a cidade de São Paulo está ajudando a incluir no Ensino Superior os mais pobres do município, aqueles que estão na periferia. Já a bancada do PT também votou contra a matéria.

A próxima Sessão Plenária está convocada para a primeira quinta-feira (1/2) de 2024, às 15h. A Câmara Municipal de São Paulo transmite a sessão ao vivo por meio do Portal da Câmara, do canal Câmara São Paulo no YouTube e do canal 8.3 da TV aberta digital (TV Câmara São Paulo).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo