Senador Paulo Paim apresenta balanço do trabalho no Senado e destaca compromisso com direitos humanos e causas sociais.

O senador Paulo Paim (PT-RS) realizou um pronunciamento nesta segunda-feira (11) para apresentar um balanço do seu trabalho no Senado Federal ao longo do ano de 2023. Durante seu discurso, Paim ressaltou a importância do papel do senador da República na política brasileira e enfatizou o compromisso dos parlamentares com direitos humanos, trabalhistas e causas sociais.

Paim destacou sua participação em diversas atividades, desde a elaboração de leis até a representação do estado do Rio Grande do Sul. Ele enfatizou a busca constante pela melhoria da qualidade de vida das pessoas em todas as suas dimensões, destacando o combate ao racismo, discriminações e preconceitos, bem como o enfrentamento da fome, miséria e pobreza.

Durante o pronunciamento, o senador também mencionou sua atuação em projetos específicos. Ele fez menção à Lei 14.723, de 2023, que reformulou e ampliou o sistema de cotas no ensino federal, afirmando que a norma assegura que pessoas de diferentes grupos sociais sejam contempladas, incluindo negros, brancos, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência e indivíduos com renda per capita de até um salário mínimo.

Além disso, Paim destacou sua defesa pela igualdade salarial entre gêneros e sua atuação na criação de políticas para a população em situação de rua, ressaltando a importância da Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para População em Situação de Rua (PNTC PopRua). Este último projeto, de autoria do senador, tem como objetivo promover a elevação da escolaridade, qualificação profissional e acesso ao trabalho e à renda para garantir os direitos humanos dessa população.

Ao longo do pronunciamento, Paim reafirmou seu compromisso em promover políticas humanitárias para a efetiva implementação da Constituição, buscando a igualdade de direitos para todos e o respeito às diversas formas de expressão da sociedade.

Em geral, o senador Paulo Paim enfatizou sua atuação em prol do desenvolvimento social do país e na defesa dos direitos humanos, apresentando algumas das principais iniciativas que tem apoiado no Senado Federal. Ainda aguardando sanção presidencial, os projetos mencionados pelo senador mostram seu comprometimento com questões fundamentais para a sociedade brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo