Número de casos de dengue no Brasil em 2023 é 16,5% maior que em 2022, aponta Ministério da Saúde.

A disseminação da dengue é uma preocupação constante para as autoridades de saúde no Brasil. O país contabilizou um total de 1.530.940 casos de dengue apenas este ano, o que representa um aumento de 16,5% em relação ao ano passado. A alta incidência da doença pode ser atribuída às condições climáticas favoráveis, com dias quentes e chuvas, que proporcionam um ambiente propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

No ABC paulista, as cidades de Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, São Bernardo e São Caetano registraram um total de 458 novos casos de dengue. Desses, 163 foram contraídos dentro da cidade, enquanto 160 foram importados. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma diminuição no número de casos em todas as cidades.

Em Diadema, foram registrados 218 casos de dengue de janeiro a outubro deste ano, sendo 170 autóctones e 13 importados. Em Mauá, o total de vítimas do mosquito foi de 78, com 31 autóctones e 47 importados. Em São Bernardo, foram confirmados 78 casos, sendo 30 autóctones e 48 importados. Ribeirão Pires registrou sete casos autóctones e 16 casos importados. Já São Caetano teve 61 casos confirmados, com 25 autóctones e 36 importados.

Para combater a proliferação do Aedes aegypti, as equipes da Secretaria de Saúde da região têm realizado vistorias em casas e ações preventivas ao longo do ano. Em Mauá, as vistorias são intensificadas em um raio de 200 metros do imóvel para eliminar focos do mosquito, enquanto São Caetano realiza visitas constantes em imóveis e vistorias mediante denúncias. Em Ribeirão Pires, foram realizadas 4.800 visitas porta a porta, representando um aumento de 67% em relação ao ano passado.

Além das vistorias, as prefeituras também têm realizado ações educativas, como mutirões sobre o Aedes aegypti e conscientização da população. Em São Bernardo, está previsto um ‘Dia D’ com atividades gratuitas para promover a conscientização e prevenção da dengue. Em Diadema, os agentes de endemias realizam abordagens pessoais e rodas de conversa em locais de grande circulação popular, enquanto São Caetano tem intensificado ações em escolas, empresas e condomínios para mobilizar a sociedade no combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

A preocupação com a disseminação da dengue é uma realidade que exige a atenção e esforço contínuo das autoridades de saúde e da população para reduzir a incidência dessas doenças transmitidas pelo mosquito.

A jornalista responsável por esse artigo está realmente informada sobre a situação da dengue no ABC paulista. Ela destaca não apenas os números, mas também as ações e esforços das autoridades locais na prevenção e combate à dengue, fornecendo um panorama abrangente da situação na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo