Delegação brasileira do Time SP embarca para os Jogos Parapan-Americanos no Chile, com representantes de natação e tênis de mesa.

Os atletas de natação e tênis de mesa do Time São Paulo Paralímpico, criado e patrocinado pelo Governo de São Paulo por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, embarcaram para Santiago, no Chile, no último domingo (12). A delegação conta com 61 integrantes do Time SP, que representam quase 60% de todo o time brasileiro.

Entre os atletas, destaca-se o multicampeão Talisson Glock, representante da natação no Time SP, que embarcou com o objetivo de brigar por medalhas. Glock vem de uma participação de destaque no Mundial de Natação Paralímpica de Manchester 2023, onde conquistou ouro nos 400m livre, prata nos 100m livre e no revezamento 4x50m livre, e bronze no revezamento 4x100m livre. Além dele, outros 12 nadadores foram convocados para a competição continental.

No tênis de mesa, a atleta Cátia Oliveira se destaca, tendo conquistado bronze nas duplas e no individual no Mundial da modalidade na Espanha em 2022, e no individual durante os Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2020. A modalidade também contará com a participação de outros sete atletas brasileiros.

Ao todo, 322 atletas paralímpicos conquistaram vaga para compor a delegação brasileira em modalidades como atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol de cegos, futebol PC (atletas com paralisia cerebral), goalball, halterofilismo, judô, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tiro com arco, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.

“A convocação de mais da metade do Time SP para um evento como o Parapan é motivo de muita felicidade para todos nós. Demonstra o empenho e o talento que nossos atletas têm, todos os dias, para evoluírem em suas modalidades. Agora, nosso papel é também torcer para que eles possam se superar e somar com as conquistas que o Brasil deve obter na competição internacional”, comenta o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

A delegação do Time SP fará a viagem para o Chile de forma fracionada, com atletas das diferentes modalidades embarcando em dias distintos. O evento ocorrerá entre os dias 17 e 26 de novembro, e a expectativa é de que os atletas brasileiros se destaquem e contribuam para as conquistas do Brasil na competição internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo