Obras da estação Santo Amaro interditam parte da ciclovia Franco Montoro por tempo indeterminado, causando transtornos aos ciclistas.

As obras de reforma da estação Santo Amaro, que começaram nesta quinta-feira (9), resultaram em mais uma interdição na ciclovia Franco Montoro, na margem leste do rio Pinheiros. A nova interdição se estende por 1,4 km, entre o acesso da estação Santo Amaro e a ponte João Dias, na zona sul da cidade de São Paulo. Essa interdição se soma a outras já existentes, causadas pelos canteiros de obras do Governo do Estado de São Paulo, resultando na perda de 10,7 km dos 21 km totais da ciclovia.

A concessionária responsável pelas linhas de trem e metrô que passam pelo local estima que a intervenção deve durar até o segundo semestre de 2024. A fim de minimizar os impactos negativos causados pela obra, a concessionária construiu um desvio por escada na ponte do Socorro, criando mais uma conexão entre as ciclovias das margens leste e oeste do rio Pinheiros. No entanto, o novo acesso não atendeu a solicitação de representantes dos grupos de ciclistas, que reivindicaram a construção de uma rampa em vez da escada.

Segundo Paulo Alves, do coletivo Bike Zona Sul, a ideia da escada não foi aceita pelos representantes dos ciclistas, mas foi apresentada como a única alternativa viável. Além disso, a interdição de um banheiro que servia os frequentadores da ciclovia também foi criticada, com a proposta de construção de um novo em contrapartida não sendo levada adiante.

A utilização de escadas para conectar as ciclovias ao viário têm sido criticadas pelos cicloativistas, que alegam que isso impossibilita o acesso de pessoas com mobilidade reduzida e de pessoas que não se sentem seguras em carregar bicicletas pela longa sequência de degraus metálicos. Um ponto de destaque é a instalação de uma escadaria para acessar a estação Santo Amaro, em substituição à rampa original, também interditada pela obra.

A concessionária também instalou uma escadaria na Ponte João Dias para acessar a estação Santo Amaro, que utiliza toda a extensão de ciclovia do Parque Linear Bruno Covas, que também sofre com desvios causados por uma série de obras do governo paulista e da construtora JHSF.

Em resumo, as interdições na ciclovia Franco Montoro causadas pelas obras de reforma da estação Santo Amaro e seu entorno trazem dificuldades e desafios para os ciclistas que dependem da via. A falta de alternativas adequadas para pessoas com mobilidade reduzida e a interrupção de serviços essenciais como banheiros impactam negativamente a comunidade de ciclistas que utilizam a ciclovias da região. As críticas e reivindicações dos grupos de ciclistas continuam diante da situação.

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