Tiro com Arco brasileiro encerra Pan-Americano com duas medalhas de prata e vaga olímpica para Paris 2024

O tiro com arco brasileiro fechou sua participação nos Jogos Pan-Americanos do Peru com mais duas medalhas de prata, além de garantir uma vaga olímpica para o país nos Jogos de Paris em 2024. A estreante Ana Machado, natural de São Paulo, conquistou uma medalha inédita no arco recurvo feminino e assegurou sua participação na modalidade em Paris. Além disso, ela subiu ao pódio também na categoria de duplas mistas, ao lado do carioca Marcus D’Almeida, que no último sábado ficou com o bronze por equipes masculinas.

Para chegar à final do arco recurvo feminino, Ana Machado teve uma grande performance e eliminou a norte-americana Casey Kaufhold, atual número dois do mundo, com um placar de 6 a 4. Na grande final, a brasileira acabou sendo derrotada pela mexicana Alejandra Valencia por 7 a 1, perdendo assim a chance do ouro. Mesmo assim, Ana comemorou sua participação no Pan, especialmente por conquistar a vaga para Paris. Em entrevista ao site do Comitê Olímpico do Brasil, ela expressou sua satisfação: “Meu primeiro Pan e foi muito incrível. Foi uma semana incrível e consegui fazer tudo o que me propus. Conseguimos a vaga para Paris, que era nosso principal objetivo, e ainda mais duas medalhas”.

No domingo também foi a vez de Marcus D’Almeida brilhar. Pela primeira vez, ele conquistou duas medalhas em uma mesma edição dos Jogos Pan-Americanos. O carioca exaltou a competição enfrentada, já que todos os atletas de ponta estavam presentes buscando a vaga olímpica. Marcus ficou feliz com suas duas medalhas de prata e destacou a importância do torneio para sua preparação para Tóquio 2020: “Foi duro. Todo mundo veio com o time A para o campeonato de tiro com arco daqui porque vale vaga olímpica, é um campeonato muito importante. Todo mundo que não tinha vaga olímpica priorizou isso no calendário, o que não era o meu caso. Então, eu sabia que poderia acontecer algumas coisas e não sair daqui com o ouro, mas fico feliz em sair com duas medalhas. Todo o Pan eu saio com uma medalha, hoje estou saindo com duas”.

A performance do tiro com arco brasileiro no Pan de Lima foi histórica, com três pódios, o melhor resultado do país na competição até então. Além disso, o Brasil já tem garantida sua presença nas provas individuais e mistas da Olimpíada de Paris 2024. No entanto, vale ressaltar que as vagas no tiro com arco ainda não têm representantes confirmados, pois serão definidas pela Confederação Brasileira do Tiro com Arco (CBTArco) seguindo critérios estabelecidos pela entidade. A delegação brasileira despede-se dos Jogos Pan-Americanos do Peru com um saldo muito positivo na modalidade do tiro com arco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo