Judô brasileiro conquista dez medalhas em dois dias nos Jogos Pan-Americanos de Santiago

O judô brasileiro está brilhando nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Em apenas dois dias de competição, a equipe brasileira já conquistou incríveis dez medalhas, sendo seis no sábado e mais quatro no domingo. Essa excelente performance coloca o Brasil no topo do quadro de medalhas da modalidade.

No domingo, o destaque ficou para a categoria até 73 kg, que teve uma dobradinha brasileira no pódio. Gabriel Falcão conquistou a medalha dourada, enquanto Daniel Cargnin ficou com a prata. Infelizmente, os dois atletas não se enfrentaram na final, pois Daniel teve uma lesão no tornozelo esquerdo durante a semifinal e, consequentemente, não teve condições de voltar ao tatame.

Outra conquista importante foi na categoria até 81 kg, em que Guilherme Schmidt enfrentou o anfitrião Jorge Pérez na final. Apesar da pressão da torcida chilena, inclusive reforçada pelo presidente Gabriel Boric, o brasileiro conseguiu superar o adversário e garantir a vitória com um wazari e uma imobilização.

A judoca Ketleyn Quadros também brilhou e conquistou a medalha de bronze na categoria até 63 kg. Ela venceu a colombiana Paola Mera com um wazari. Vale destacar que Ketleyn, de 36 anos, já tem uma medalha de bronze olímpica conquistada em Pequim, em 2008, mas até então não havia subido ao pódio nos Jogos Pan-Americanos.

Apesar dos ótimos resultados, o Brasil não conseguiu o aproveitamento de 100% no domingo. Nas categorias até 70 kg, Luana Carvalho e Alexia Castilhos foram superadas por suas adversárias, a venezuelana Elvismar Rodriguez e a equatoriana Celinda Corozo, respectivamente, e não conquistaram medalhas.

No próximo dia de competições, sete judocas brasileiros vão em busca de mais medalhas. Samanta Soares e Eliza Ramos competem na categoria até 78 kg, Beatriz Souza na categoria acima de 78 kg, Rafael Macedo até 90 kg, Kayo Santos e Leonardo Gonçalves até 100 kg, e Rafael Silva na categoria acima de 100 kg. Já na terça-feira, ocorrerá a competição de equipes mistas, com as eliminatórias iniciando às 10h (horário de Brasília).

Com tantas medalhas conquistadas até agora, o judô brasileiro mostra sua força e competência no cenário esportivo pan-americano. A equipe está de parabéns pelos excelentes resultados e esperamos que continuem assim nas próximas disputas. O Brasil tem orgulho de seus judocas e torce por mais pódios e vitórias nos próximos dias de competição.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo