Audiência na Câmara discute supostos abusos no Coffito, conselho federal é acusado de perseguição política

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados anunciou que realizará uma audiência pública no próximo dia 17 para discutir supostos abusos ocorridos no Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito). A reunião está marcada para as 9h30, no plenário 9. O deputado Kim Kataguiri (União-SP) é o autor do requerimento para a realização da audiência.

No requerimento, o deputado Kataguiri destaca que, no mês de agosto deste ano, a comissão já havia promovido uma auditoria no Coffito, que revelou uma série de irregularidades cometidas pela gestão do conselho. Entre essas irregularidades, estava o superfaturamento na compra de um imóvel no valor de R$ 22 milhões.

Um dos principais assuntos que o deputado pretende abordar na audiência é a intervenção feita pelo conselho federal em 12 dos 18 conselhos regionais operantes. Kataguiri vê indícios de perseguição política nessa prática e afirmou: “Esse número, por si só, já representa uma grande preocupação, mas se torna ainda mais grave quando se observa que há um padrão nas intervenções, que, ao que tudo indica, são realizadas apenas nos regionais que eram geridos pela oposição ao Coffito.”

A audiência contará com a presença de diversos convidados, cuja lista pode ser consultada no site da Câmara dos Deputados. A expectativa é que a reunião seja um espaço para a discussão sobre as denúncias de irregularidades e abusos cometidos no Coffito, visando aprimorar a fiscalização e controle das atividades do órgão.

A realização da audiência pública é um importante passo no sentido de esclarecer as denúncias envolvendo o conselho e garantir a transparência dos processos. É fundamental que se investiguem os supostos abusos e que sejam tomadas as providências necessárias para corrigir as irregularidades apontadas na auditoria.

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle tem o papel de zelar pelo correto uso dos recursos públicos e pela transparência na administração dos órgãos governamentais. Espera-se que a audiência seja um momento de debate produtivo, no qual as denúncias sejam devidamente esclarecidas e as medidas cabíveis sejam tomadas para garantir a lisura e a eficiência na atuação do Coffito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo