Alerta: Observação do eclipse solar requer cuidados e uso de filtro de soldador número 14

No próximo sábado, dia 14, ocorrerá um eclipse solar que poderá ser visto em todo o Brasil. Para acompanhar esse fenômeno astronômico, é fundamental tomar os devidos cuidados para proteger os olhos. O diretor da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, Sérgio Fernandes, alerta que a utilização do filtro de soldador número 14 é essencial para a observação segura do eclipse.

De acordo com o médico, não se deve, de forma alguma, observar o eclipse através de radiografias, negativos de fotografia ou óculos escuros convencionais. Isso porque o sol emite raios infravermelho e ultravioleta, os quais podem causar queimaduras permanentes na retina. Em casos de contato inadequado com a luz direta do eclipse, é recomendado procurar imediatamente um oftalmologista para minimizar os efeitos nocivos da queimadura.

Uma pessoa que não tomou os devidos cuidados e olhou diretamente para o eclipse por alguns segundos sem proteção sofreu os efeitos negativos. Samira Ortega, de 35 anos, teve a visão embaçada e um borrão no olho esquerdo. Ela procurou um médico algumas horas depois e descobriu que suas retinas tinham sofrido queimaduras. Embora esteja se recuperando bem, Samira ainda tem uma mancha no olho esquerdo e às vezes enxerga um pontinho em algumas superfícies.

É importante destacar que não existe um tempo determinado de segurança para olhar o eclipse, mesmo utilizando o filtro adequado. Por isso, o médico recomenda que a observação seja intercalada. É necessário lembrar que o uso de óculos específicos para observação ou filtros de solda número 14 ou maior é indispensável. Esses óculos e filtros têm a proteção necessária contra raios ultravioleta e infravermelho e podem ser adquiridos em lojas de materiais de construção ou de equipamentos de segurança do trabalho.

Além disso, é importante ressaltar que não se deve olhar para o sol durante o eclipse com óculos escuros convencionais, telefones celulares ou câmeras fotográficas. O uso de binóculos ou telescópios também requer orientação especializada quanto ao tipo de filtro correto a ser utilizado.

Portanto, para aqueles que desejam acompanhar o eclipse solar neste sábado, é imprescindível seguir todas essas orientações para garantir uma observação segura e preservar a saúde dos olhos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo