CPMI do 8 de Janeiro avança e busca aprovação de requerimentos para ouvir comandantes das Forças Armadas sobre suposto plano golpista de Bolsonaro.

A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da CPIM do 8 de Janeiro, declarou nesta segunda-feira (25) que a expectativa é aprovar na terça-feira (26) requerimentos relacionados a uma reunião que teria ocorrido em novembro de 2022, na qual o então presidente Jair Bolsonaro teria discutido a possibilidade de um golpe com os comandantes das Forças Armadas. A intenção é convocar os ex-comandantes Almir Garnier, da Marinha; Freire Gomes, do Exército; e Baptista Júnior, da Aeronáutica, para prestar depoimentos.

Em uma reunião da base governista, Eliziane Gama ressaltou a importância de ouvir os comandantes das Forças Armadas, pois eles desempenharam um papel central nesse debate. Segundo a senadora, as informações que têm chegado à CPIM são extremamente graves, tornando vital o depoimento dos três comandantes nessa fase final de investigação.

O suposto encontro em questão foi relatado por Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, em uma delação premiada. À Polícia Federal, Cid afirmou que o almirante Almir Garnier teria manifestado apoio a um plano golpista.

Além disso, a senadora defendeu a aprovação de requerimentos para a quebra de sigilo dos suspeitos de financiar o ataque aos Três Poderes.

A entrevista coletiva da senadora Eliziane Gama ocorreu algumas horas depois de o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidir que o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Augusto Heleno deve comparecer à CPIM do 8 de Janeiro, mas não será obrigado a responder perguntas. A audiência para ouvir o ex-ministro está agendada para esta terça-feira (26), às 9h.

A defesa de Augusto Heleno havia pedido dispensa de comparecimento, alegando que o general foi convocado como testemunha, mas é alvo de acusações nos requerimentos de convocação e, portanto, deveria ser tratado como investigado. No entanto, Zanin decidiu que Heleno poderá depor como testemunha, tendo o direito ao silêncio e a não se autoincriminar diante de perguntas que possam prejudicá-lo.

Em relação ao andamento da CPIM do 8 de Janeiro, a senadora Eliziane Gama informou que a comissão está entrando na reta final e que ela deve entregar o relatório no dia 17 de outubro.

É importante mencionar que este texto foi reproduzido a partir de informações da Agência Senado, conforme autorização concedida mediante citação da Agência Senado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo