São Paulo registra variação de temperatura invertida: manhã quente e tarde fria em pleno verão

Nesta quinta-feira (14), os moradores da cidade de São Paulo devem ficar atentos a uma variação inusitada de temperatura. Após registrar a mais alta temperatura do ano, a capital paulista terá uma mudança brusca de clima, com uma manhã quente e abafada dando lugar a um fim de tarde frio, típico de inverno.

Segundo os meteorologistas, a temperatura pode variar de 24ºC durante a madrugada a 13ºC no fim da tarde ou início da noite. Essa mudança ocorrerá devido à chegada de uma frente fria, que tem previsão de trazer chuvas para a região.

De acordo com os especialistas, essa onda de calor fora de época foi causada pela ausência de ventos frios e a predominância de ventos quentes sobre a cidade. No entanto, a partir desta quinta-feira, a combinação de nebulosidade, chuva e vento frio fará com que as temperaturas caiam consideravelmente.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura alerta para a possibilidade de chuvas de moderada a forte intensidade, que podem resultar em alagamentos na capital paulista.

Para sexta-feira (15), a previsão é de um dia típico de inverno, com muitas nuvens e temperaturas entre 12ºC e 19°C. O fim de semana promete ser marcado por uma gangorra de temperatura, com um sábado (16) de grande amplitude térmica, oscilando entre 13° e 28°. Já no domingo (17), os termômetros podem chegar até 31°C.

Os meteorologistas afirmam que não será surpresa se houver um novo recorde de calor na próxima semana.

Além disso, a previsão é de tempo firme e temperaturas elevadas em todo o estado a partir da tarde de sábado (16). Na Baixada Santista e no litoral norte, as máximas podem chegar a 34°C, sendo uma ótima oportunidade para quem pretende aproveitar a praia.

No entanto, é importante destacar que a Marinha emitiu um alerta de risco de ressaca no mar, com ondas de até 2,5 metros, entre Santos e Arraial do Cabo (RJ), na sexta e no sábado.

É sempre bom seguir o conselho de mãe e preparar um casaco ao sair de casa, pois a mudança de temperatura pode ser repentina e pegar muitas pessoas desprevenidas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo