Pesquisa do IBGE aponta avanço em parte dos serviços prestados no Brasil em julho de 2022.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), três das cinco atividades de serviços registraram ganhos na passagem de junho para julho deste ano. A Pesquisa Mensal de Serviços revelou que os serviços prestados às famílias tiveram um avanço de 1,00%, enquanto os serviços de informação e comunicação apresentaram uma queda de 0,20%. Por outro lado, os serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram uma redução de 1,10%, mas os transportes registraram um aumento de 0,60%. Já o setor de outros serviços teve um crescimento de 0,30% no mês de julho.

Em relação ao mesmo período do ano passado, todas as cinco atividades de serviços apresentaram avanço. Os serviços prestados às famílias tiveram o maior crescimento, com 4,90%, seguido pelos serviços de informação e comunicação, que subiram 3,60%. Os serviços profissionais, administrativos e complementares tiveram um aumento de 3,20%, enquanto os transportes registraram alta de 2,50%. Já o setor de outros serviços teve um crescimento de 4,20%.

Esses números indicam uma recuperação gradual do setor de serviços no Brasil, que foi duramente impactado pela pandemia de Covid-19. Com as restrições impostas para conter o avanço do vírus, diversos estabelecimentos do setor de serviços foram obrigados a fechar suas portas ou reduzir sua capacidade de atendimento. Isso resultou em perdas significativas para a economia como um todo.

No entanto, com a flexibilização das medidas restritivas e a avanço da vacinação, o setor de serviços começou a se reerguer aos poucos. A retomada da atividade econômica é fundamental para a recuperação do país, uma vez que os serviços representam uma parte importante do PIB brasileiro e geram empregos para milhões de pessoas.

Apesar dos avanços registrados nos últimos meses, é importante ressaltar que o setor de serviços ainda enfrenta desafios, especialmente relacionados à retomada plena das atividades e à confiança dos consumidores. Além disso, a variante Delta do coronavírus tem sido motivo de preocupação e pode impactar negativamente a demanda por serviços.

As perspectivas para o setor de serviços no segundo semestre de 2022 são de continuidade da recuperação, mas ainda há incertezas em relação à velocidade desse processo. O governo e as instituições econômicas estão atentos aos indicadores e adotando medidas para estimular o setor e impulsionar a economia como um todo.

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