Produção industrial recua em 14 dos 15 locais pesquisados em julho, aponta IBGE

A produção industrial registrou queda em 14 dos 15 locais pesquisados no mês de julho em relação a junho, de acordo com os dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O único local que apresentou avanço na produção foi o Ceará, com um aumento de 1,2%.

São Paulo, que concentra o maior parque industrial do país, registrou uma retração de 0,5% na produção industrial. Os maiores recuos ocorreram no Amazonas (-8,8%), Bahia (-6,0%) e Pará (-4,4%). Outros estados que apresentaram quedas significativas foram Espírito Santo (-2,1%), Região Nordeste (-2,0%), Santa Catarina (-1,5%) e Paraná (-1,4%).

De acordo com o IBGE, quando comparado a julho de 2022, a produção industrial apresentou queda em 11 dos 18 locais pesquisados. O estado de São Paulo registrou uma retração de 3,0%, enquanto o Amazonas apresentou a maior queda, com 11,1%. Além disso, Mato Grosso do Sul (-11,1%), Maranhão (-6,8%) e Ceará (-5,5%) também registraram recuos expressivos na produção.

Por outro lado, alguns estados apresentaram crescimento na produção industrial em relação ao mesmo período do ano anterior. Destaque para o Rio Grande do Norte, que registrou um avanço de 50,7%, seguido pelo Espírito Santo (31,7%), Pernambuco (8,9%) e Mato Grosso (5,4%).

Na média nacional, a produção industrial apresentou uma queda de 0,6% em julho em relação a junho, e de 1,1% em relação a julho de 2022. É importante ressaltar que o mês de julho de 2023 apresentou o mesmo número de dias úteis que o mesmo período do ano anterior, o que influencia diretamente nos resultados.

Os dados refletem o atual panorama da indústria brasileira, que tem enfrentado dificuldades nos últimos meses, em parte devido à escassez de insumos e à alta nos preços das matérias-primas. A retomada da economia após a crise causada pela pandemia da Covid-19 ainda é lenta, o que impacta diretamente na produção industrial do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo