Prefeito do Rio de Janeiro promete diminuir limite de velocidade em avenidas das praias após atropelamento de ator.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou que pretende diminuir o limite de velocidade para carros em avenidas na orla das praias da cidade. Atualmente, o limite máximo permitido é de 70 km/h, mas após o atropelamento do ator Kayky Brito, Paes considera essa velocidade excessiva.

O atropelamento ocorreu na madrugada do último sábado, na avenida Lúcia Costa, na Barra da Tijuca. Imagens de vigilância mostram que o motorista tentou frear e desviar do ator, mas acabou atingindo-o de frente. Brito teve politraumatismo e traumatismo craniano e segue internado em estado grave na UTI do Hospital Copa D’Or. A polícia confirmou que o motorista não havia consumido bebidas alcoólicas, mas ainda investiga se ele estava dirigindo acima da velocidade permitida.

Eduardo Paes classificou como absurdo o limite de 70 km/h em avenidas da orla da cidade. Segundo ele, a orla é um lugar de contemplação, lazer e paz, e o limite de velocidade coloca em risco a segurança de motoristas, pedestres e ciclistas. O prefeito anunciou que solicitará um estudo sobre o assunto à CET-Rio e pretende avançar com mudanças em outras vias da cidade.

Apesar da declaração do prefeito, a medida foi criticada por alguns cariocas nas redes sociais. Alguns afirmaram que a redução pode piorar os congestionamentos na cidade e questionaram o foco nas avenidas da orla, quando há outros problemas de tráfego a serem resolvidos.

No entanto, a readequação dos limites de velocidade é uma demanda antiga de especialistas em mobilidade, cicloativistas e médicos que atuam com vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a velocidade máxima permitida em vias urbanas seja igual ou inferior a 50 km/h.

Dados do Sistema Único de Saúde indicam que em 2021, 33.813 pessoas morreram em acidentes de trânsito, um aumento de 3,5% em relação ao ano anterior. Segundo especialistas, a velocidade inadequada é um dos principais fatores de risco no trânsito. Estudos mostram que a chance de sobrevivência de uma vítima de atropelamento é muito baixa em velocidades acima de 60 km/h.

A medida de redução de velocidade também é uma tendência mundial. Cidades como São Paulo e Fortaleza já adotaram essa estratégia e conseguiram diminuir o número de mortes no trânsito. No entanto, no caso de São Paulo, a redução dos limites de velocidade gerou polêmica durante uma eleição para prefeito, sendo posteriormente revertida.

Atualmente, o Código Brasileiro de Trânsito permite que em algumas vias e avenidas dentro de cidades, o limite de velocidade seja superior a 60 km/h. Especialistas e ativistas defendem a necessidade de mudanças nessa regra para aumentar a segurança no trânsito.

O anúncio do prefeito Eduardo Paes de que pretende reduzir o limite de velocidade nas avenidas da orla do Rio de Janeiro é uma medida que visa aumentar a segurança no trânsito e proteger tanto motoristas como pedestres e ciclistas. A readequação dos limites de velocidade é uma demanda antiga de especialistas e está em linha com as recomendações da OMS. Apesar das críticas de alguns cariocas, dados mostram que a redução da velocidade máxima permitida pode contribuir para a redução do número de acidentes e mortes no trânsito. Cidades como São Paulo e Fortaleza já adotaram essa estratégia e obtiveram resultados positivos. No entanto, é importante ressaltar que a mudança deve ser acompanhada por outras medidas, como a melhoria da infraestrutura viária e a conscientização dos motoristas, a fim de garantir a segurança de todos os usuários das vias.

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