Festivais Dia da Amazônia chamam atenção para a proteção dos ecossistemas brasileiros.

Cinco cidades brasileiras estão se preparando para sediar festivais culturais e artísticos em celebração ao Dia da Amazônia, que acontece no dia 5 de setembro. A segunda edição do Festivais Dia da Amazônia contará com o envolvimento de mais de 13 organizações e mais de 50 artistas em todo o país.

A tradição dos festivais foi iniciada no ano passado como uma forma de comemorar o Dia da Amazônia, instituído por lei em 2007. Os festivais acontecerão durante todo o mês de setembro e incluirão diversas atividades como oficinas, peças de teatro, atividades esportivas e educativas, plantio de árvores, exposições e exibição de filmes. Todas as ações terão como foco a proteção e valorização da Amazônia.

O show de abertura do festival acontecerá na aldeia Alter do Chão, no município de Santarém, no Pará, e contará com a presença de artistas como Dona Onete, a Rainha do Carimbó Chamegado, o Ritual do Sairé, Espanta Cão, Lane Lima (Guardiã Tribal – Tribo Munduruku), Suraras do Tapajós, Marciele Albuquerque (Cunhã Poranga – Boi Caprichoso), Priscila Castro, Cleide do Arapemã, Boto Cor de Rosa e Boto Tucuxi, Zek Picoteiro. Além de Santarém, outras quatro cidades sediarão festivais.

De acordo com a coordenadora do coletivo Reocupa, Deuza Brabo, uma das organizadoras do evento, nesta edição, o festival alerta para a importância de não apenas olhar para a Amazônia, mas também para os demais biomas do Brasil, como o Cerrado e a Mata Atlântica. O objetivo é ampliar o diálogo e a discussão sobre a preservação desses biomas.

Os festivais acontecerão em dias alternados, ao longo do mês de setembro, como forma de levar a onda do “Setembro Amazônico” para todo o país. Deuza Brabo ressaltou a importância de valorizar a diversidade dos povos originários da Amazônia e destacou que a luta pela preservação da floresta é única, mas respeitando as particularidades de cada povo.

A sociedade brasileira tem cada vez mais reconhecido a importância da Amazônia, o que tem impulsionado movimentos e organizações socioambientais a celebrarem o Dia da Amazônia como forma de conscientizar o Brasil e o mundo sobre a necessidade de preservar o bioma e combater as mudanças climáticas.

Além dos festivais nas cinco cidades, também acontecerá a Virada Cultural Amazônia de Pé, conduzida pelo Movimento Amazônia de Pé, que contará com dezenas de ações descentralizadas por todo o país. A programação completa da Virada pode ser conferida no site oficial do evento.

Com o objetivo de atrair públicos diversos, os festivais pretendem transmitir a mensagem de que a Amazônia está presente em todo lugar, além das suas fronteiras. A ideia é envolver a sociedade brasileira na proteção e valorização da Amazônia, mostrando que todos podem e devem participar dessa luta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo