Feridos transferidos após explosão em Cabreúva (SP); empresa carecia de licença ambiental para operar.

Na última sexta-feira (1), uma explosão na metalúrgica de Cabreúva, localizada no interior de São Paulo, deixou quatro pessoas feridas. No entanto, essas vítimas receberam alta hospitalar no sábado (2). Por outro lado, dez pessoas ainda permanecem internadas, porém foram transferidas para hospitais em outras cidades, como Jundiaí, Campinas e Sumaré, conforme informações da Santa Casa. Infelizmente, o acidente resultou em cinco mortes.

De acordo com o prefeito Antonio Carlos Mangini, a explosão causou pelo menos 30 feridos. A situação de saúde dos pacientes internados não foi divulgada pelos respectivos hospitais. Além disso, foi informado que a metalúrgica Tex teve sua licença de operação negada pela Cetesb, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, por não atender às exigências técnicas durante o processo de licenciamento ambiental.

A Cetesb informou que a empresa já havia recebido duas multas por funcionamento irregular e ampliação em 15 de agosto deste ano. Além disso, foi apurado que a metalúrgica não possuía o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento que atesta a segurança contra incêndios.

Segundo informações da prefeitura, pelo menos cinco pessoas perderam suas vidas no acidente. O delegado responsável pelo caso, Ruiter Martins da Silva, destacou que um possível vazamento de gás pode ter causado a explosão na área da caldeira, porém, somente a perícia poderá determinar a causa precisa do ocorrido.

A explosão ocorreu às 10h42 de sexta-feira, causando uma destruição completa no setor de caldeiras da metalúrgica Tex Metais. Vários funcionários estavam trabalhando no momento do acidente. As primeiras ações de socorro foram realizadas pelas equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. Até o momento, as vítimas fatais e feridas não foram identificadas.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, manifestou seus sentimentos às famílias e solidariedade à cidade de Cabreúva através do seu perfil no Twitter. A situação é acompanhada pelas autoridades competentes e novas informações serão divulgadas assim que possíveis causas e responsabilidades forem determinadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo