CPI da Americanas enfrenta obstáculos para ouvir depoimentos antes do encerramento dos trabalhos.

Na última terça-feira (29), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Americanas recebeu o ex-diretor financeiro da empresa, Marcelo da Silva Nunes, que, amparado por um habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), preferiu ficar em silêncio durante a sessão. Já Anna Christina Ramos Saicali, ex-diretora da Americanas, não compareceu e solicitou o adiamento de seu depoimento.

Diante desses acontecimentos e das liminares concedidas pelo STF aos convocados, o deputado João Carlos Bacelar (PL-BA) propôs a prorrogação da CPI por mais 60 dias. O prazo inicial de 120 dias para conclusão dos trabalhos se encerra em 14 de setembro.

A CPI da Americanas foi instaurada em 17 de maio deste ano para investigar as fraudes contábeis ocorridas na empresa, que resultaram em inconsistências de R$ 20 bilhões. As investigações do Ministério Público apontam para a prática de insider trading, que consiste no uso de informações privilegiadas para obtenção de lucros no mercado financeiro. Além disso, há indícios de outros crimes, como infidelidade patrimonial e gestão fraudulenta.

Para esclarecer o funcionamento das punições em casos de fraudes contábeis em companhias abertas, a CPI ouviu o professor de Direito Penal da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marcelo Costenaro Cavali. Segundo Cavali, as empresas que negociam na bolsa de valores devem seguir o caminho da transparência de informações.

Enquanto isso, a CPI do MST, que também está em andamento, reuniu-se para votar requerimentos no dia 29. No entanto, devido a debates acalorados entre governo e oposição, vários pedidos não foram analisados. O presidente da CPI, deputado Zucco (Republicanos-RS), informou que, com a proximidade do término da CPI em 14 de setembro, a atenção da oposição está voltada para a elaboração do relatório final.

O deputado Nilto Tatto (PT-SP) criticou a CPI do MST, apontando diversas irregularidades regimentais e alertando para o risco de não haver um relatório aprovado ao final dos trabalhos.

Com todas essas informações, a expectativa é de que a CPI da Americanas seja prorrogada e prossiga com as investigações para apurar todas as irregularidades cometidas pela empresa. A sociedade aguarda por respostas e punições adequadas diante das fraudes contábeis e demais crimes que foram identificados. É fundamental que a transparência e a responsabilização sejam garantidas para que a confiança no mercado financeiro seja restabelecida.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo