Rodrigo Pacheco trabalha para eleger Davi Alcolumbre como seu sucessor no Senado, revela colunista do UOL em conversa com presidente do PSD.

De acordo com informações obtidas em uma conversa exclusiva entre o colunista do UOL Tales Faria e o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, está empenhado em garantir a sucessão do senador Davi Alcolumbre, do partido União Brasil.

A aproximação entre Pacheco e Alcolumbre tem chamado atenção nos bastidores políticos, uma vez que ambos pertencem a partidos diferentes. Enquanto Pacheco é filiado ao PSD, Alcolumbre integra o partido União Brasil. No entanto, parece que isso não tem sido um obstáculo para que o atual presidente do Senado busque o apoio do colega e o coloque como seu favorito para sucedê-lo no cargo.

Pacheco tem se destacado desde que assumiu a presidência do Senado, em fevereiro deste ano. Com uma postura conciliadora e habilidade política, ele tem obtido sucesso em costurar acordos e manter a governabilidade no Senado, mesmo diante de um cenário político polarizado. Essas características fazem com que a sua escolha por Alcolumbre como sucessor faça sentido.

Além disso, Alcolumbre já tem uma experiência anterior no cargo, tendo sido presidente do Senado no biênio 2019-2020. Durante sua gestão, ele conseguiu aprovar importantes projetos, como a Reforma da Previdência, demonstrando habilidade política e capacidade de articulação.

A proximidade entre Pacheco e Alcolumbre também pode ser explicada pelos interesses em comum que os dois possuem. Ambos são defensores de uma agenda liberal na economia e têm se colocado contra pautas que consideram prejudiciais, como a criação de impostos ou medidas restritivas no setor produtivo. Essa afinidade ideológica pode estar contribuindo para a aproximação entre os dois.

No entanto, é importante ressaltar que ainda é cedo para afirmar que Alcolumbre será o sucessor de Pacheco. A escolha do próximo presidente do Senado será feita por meio de eleição entre os senadores, e outros nomes também estão sendo cogitados. Resta aguardar os próximos acontecimentos para saber se a preferência de Pacheco por Alcolumbre se concretizará ou se outros candidatos surgirão como concorrentes nesta disputa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo