PT do Rio Grande do Sul defende indicação de Marco Aurélio de Carvalho para Ministério da Justiça em nota oficial

O Partido dos Trabalhadores (PT) do Rio Grande do Sul emitiu uma nota na última sexta-feira (29) em apoio à indicação do advogado e jurista Marco Aurélio de Carvalho ao Ministério da Justiça. A sigla destacou a atuação “coletiva e plural” de Carvalho, orientada por uma visão progressista e democrática, que, segundo o partido, reforçará as pautas fundamentais do ministério.

A comissão executiva do PT no estado se uniu a outros setores da sigla que também endossaram o nome de Carvalho para substituir Flávio Dino, que está deixando o cargo para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

A indicação de Carvalho tem ganhado apoio não apenas do PT, mas também de advogados e movimentos sociais, que lançaram manifestos em defesa do seu nome para o ministério. A saída de Flávio Dino abriu uma disputa para a escolha do seu sucessor, com Carvalho sendo um dos nomes cogitados para o posto.

Além de Carvalho, outros nomes estão sendo cogitados para assumir o cargo de ministro da Justiça, como o atual secretário-executivo do ministério, Ricardo Capelli, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, o secretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Wellington César Lima, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e o ex-ministro do STF, Ricardo Lewandowski.

A possível nomeação de Carvalho para o Ministério da Justiça tem gerado debates e movimentações nos bastidores políticos, uma vez que a escolha do próximo ministro é estratégica e tem o potencial de impactar não apenas a pasta, mas as demais esferas do governo.

A decisão final sobre quem ocupará o cargo ainda não foi anunciada, e provavelmente passará por diversos trâmites e negociações políticas. A nomeação de um novo ministro para a pasta da Justiça deve ser acompanhada de perto, uma vez que esta é uma das posições-chave do governo federal. A expectativa é que nos próximos dias haja mais movimentações e debates sobre a escolha do próximo ministro da Justiça.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo