Número recorde de bloqueios de avenidas e estradas em 2022 e 2023 causa debate sobre direito de protesto na Argentina.

Segundo a consultora de Patricio Giusto, Diagnóstico Político, desde 2009 é possível medir o conflito social na Argentina. De acordo com os relatórios da consultora, a cada ano são registrados mais de 6.000 bloqueios de avenidas e estradas em todo o país, com a maioria ocorrendo na cidade de Buenos Aires. Em 2022, houve um recorde de 8.861 bloqueios, e até novembro de 2023, já foram contabilizados 7.769 bloqueios, sendo o mês de agosto o período com o maior número de protestos desse tipo, totalizando 882 bloqueios. No mês de novembro, foram registrados 568 bloqueios em todo o país, sendo 50 somente na cidade de Buenos Aires, resultando em quase dois bloqueios por dia nas principais vias da capital argentina.

Recentemente, a Confederação Geral do Trabalho liderou um protesto contra um decreto de Javier Milei. Mais de 20 mil pessoas participaram do protesto, que foi organizado de forma ordenada, com autorização e seguro contra danos. No entanto, ao final da manifestação, sete pessoas foram presas por tentarem bloquear uma avenida. Os lojistas que tiveram prejuízos por não conseguirem vender durante o protesto terão a opção de acionar o seguro.

A situação levanta o debate sobre o “protocolo antibloqueio”, que não proíbe as manifestações, garantidas pela Constituição argentina, mas proíbe o bloqueio de ruas. Isso significa que os manifestantes devem seguir pelas calçadas até uma praça ou espaço público, sem interromper o trânsito de veículos. Para alguns ativistas e especialistas, esse protocolo representa uma tentativa de reverter o direito ao protesto, transformando-o em um ato criminal.

Segundo Victoria Darraidou, coordenadora da Equipe de Políticas de Segurança e Violência Institucional do Centro de Estudos Legais e Sociais (CELS), a alegação do direito à circulação por trás desse protocolo visa à criminalização do protesto, o que gera preocupação e debates acalorados sobre a liberdade de expressão e manifestação na Argentina. A situação dos bloqueios e protestos continua a ser um tema relevante no país, e a resposta das autoridades e da sociedade civil será fundamental para encontrar um equilíbrio entre o direito ao protesto e o direito à circulação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo