Festival Afropunk em Salvador reúne grandes nomes da música negra em 2 dias de celebração e protestos contra o racismo

O Afropunk: um Festival de Celebração da Cultura Negra

No último final de semana, o Parque de Exposições, em Salvador, foi palco de um dos maiores festivais de cultura negra do mundo, o Afropunk. Em sua terceira edição, o evento reuniu cerca de 50 mil pessoas ao longo de dois dias, para celebrar o protagonismo negro na música.

Dentre as principais atrações, estavam grandes nomes da música brasileira, como a cantora Iza, vencedora do Prêmio Multishow como cantora do ano, a premiada Gaby Amarantos, que levou o Grammy Latino na categoria melhor álbum de música de raízes em língua portuguesa com “TecnoShow”, e a imortal da Academia Brasileira de Cultura, Alcione.

No primeiro dia, Gaby Amarantos comemorou sua vitória no Grammy Latino durante sua apresentação, ressaltando a importância de sua conquista como uma artista independente. Majur, também presente no evento, enalteceu a oportunidade de apresentar suas músicas e se emocionou com a gratidão por ver seu trabalho e esforço reconhecidos.

O cantor Carlinhos Brown proporcionou um dos melhores shows da noite, acompanhado pelas filhas Nina e Cecília e pela bailarina Ingrid Silva. O evento ainda contou com a presença da americana Victoria Monét, das gêmeas Tasha e Tracie e da funkeira Tati Quebra Barraco.

No segundo dia, Alcione emocionou a plateia com um show especial em comemoração aos seus 50 anos de carreira. Ao lado da escola de samba da Mangueira, a cantora celebrou grandes sucessos e foi homenageada durante o festival.

Além das atrações musicais, o Afropunk também evidenciou a moda e a expressão artística, com destaque para penteados feitos de tranças nagô, dreads e variações de black power, assim como estampas africanas e acessórios com búzios.

O festival não escapou de um susto, com um foco de incêndio que começou na entrada do parque, mas foi controlado pela equipe de brigadistas do evento, sem deixar feridos. O encerramento ficou por conta da banda BaianaSystem, que protestou contra o racismo em suas letras e emocionou o público com sua performance.

O Afropunk se consolidou como um dos mais importantes festivais do país, proporcionando um espaço de destaque e celebração da cultura negra, repleto de música, arte e moda.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo