Duas baleias encontradas mortas no litoral norte de São Paulo levantam preocupações sobre possíveis impactos ambientais

Duas baleias foram encontradas mortas no litoral norte de São Paulo entre quarta-feira (13) e esta quinta-feira (14) nas proximidades da Ilha Anchieta, em Ubatuba, e na região da praia da Ponta Azeda, em Ilhabela. As baleias foram localizadas por equipes do projeto de monitoramento de praias da Bacia de Santos do Instituto Argonauta, acionadas por funcionários do Parque Estadual da Ilha Anchieta.

As baleias estavam em decomposição e foram rebocadas e ancoradas em uma parte do litoral de difícil acesso ao público, onde o processo de decomposição será finalizado naturalmente no ambiente marinho. A primeira baleia, localizada na quarta, tem cerca de 12 metros de comprimento, enquanto a segunda, encontrada na quinta, é um pouco menor e tem cerca de dez metros.

Além de fazer o rebocamento, a equipe coletou material biológico, como pele e músculos, para identificar a espécie. O oceanógrafo Hugo Gallo Neto, presidente do instituto, acredita tratar-se de baleias-de-bryde, conhecidas como baleias tropicais, que vivem entre a região costeira e a oceânica, se alimentando de peixes e de pequenos crustáceos.

Entretanto, as baleias-de-bryde sofrem com os impactos da pesca, das mudanças climáticas e das alterações do ambiente marinho. Para o oceanógrafo, o procedimento de fundear e ancorar as baleias é importante para evitar os riscos e os prejuízos que um animal desse, no lugar errado, pode causar.

“Elas podem ser um grande problema quando vão parar em uma praia. Além de apresentarem um risco à navegação, com a possibilidade de colisão de embarcações à noite, porque não são detectadas no radar, podem trazer problemas à saúde humana, com o risco de doenças em uma praia movimentada, populosa e habitada, prejuízo ao turismo e comércio local, principalmente nesta época do ano onde é grande o fluxo de pessoas no litoral”, afirmou o oceanógrafo.

Ainda não foi possível definir a causa das mortes das baleias, pois o estado em que foram encontradas torna difícil essa informação. Segundo o biólogo Manuel da Cruz Albaladejo, do Instituto Argonauta, não foram encontrados indicativos de contato com rede de pesca. As baleias encontradas são um alerta para a preservação marinha e a necessidade de medidas para proteger esses animais e garantir sua segurança e bem-estar. A equipe continuará investigando e monitorando a situação para entender melhor as causas dessas mortes e buscar formas de prevenção para proteger a vida marinha. O caso continua sendo acompanhado pelas autoridades locais e por instituições de proteção ambiental.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo