Brasileiros repatriados de Gaza descrevem “massacre” e angústia vivida em meio ao conflito entre Israel e Hamas.

Na manhã desta segunda-feira (13), o Brasil recebeu 32 repatriados que pousaram no país após escaparem da região de conflito entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza. Os repatriados descreveram a situação na área como um “massacre” e compartilharam relatos angustiantes sobre a vida em meio ao conflito.

O presidente Lula (PT) recebeu os repatriados e dois deles relataram a imprensa a situação vivida na Faixa de Gaza. Hasan Rabee, de 30 anos, revelou momentos de sofrimento extremo, incluindo fome e sede, enquanto estava preso na área de conflito. Ele também destacou a gratidão à Embaixada do Brasil pelo suporte, incluindo alimentação e recursos para compra de comida.

Rabee, que é brasileiro e nasceu em Gaza, fez duras críticas a Israel, descrevendo a situação como um massacre. Ele relatou o impacto emocional que os bombardeios tiveram em suas filhas, incluindo o medo de aviões militares e a dificuldade em explicar a situação para as crianças.

Shahed Al-Banna, de 18 anos e brasileira, estava em Gaza há um ano e meio para acompanhar a mãe em tratamento de câncer. Ela descreveu o início do conflito como uma experiência de pavor, com bombardeios repentinos e a perda de familiares, amigos e até mesmo sua própria casa.

Ambos os repatriados manifestaram alívio por estarem de volta ao Brasil e expressaram gratidão ao governo e ao presidente Lula pela repatriação. Lula afirmou que o governo se esforçará para trazer todos aqueles que desejam deixar a região de conflito.

A situação na Faixa de Gaza continua a gerar preocupações e relatos impactantes de sobreviventes da guerra, e a comunidade internacional, incluindo o Brasil, tem buscado maneiras de ajudar aqueles afetados pelo conflito. A segurança e o bem-estar dos civis na região continuam sendo uma preocupação constante para a comunidade internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo