Ambiente escolar inadequado para autismo prejudica o desenvolvimento das crianças, alerta Idilvan Alencar em audiência na Câmara dos Deputados

Na tarde desta quinta-feira, dia 11 de abril de 2024, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública para discutir a preparação das escolas e dos professores para atender alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O debate foi proposto pelo deputado Idilvan Alencar, do PDT do Ceará, que ressaltou a importância da inclusão e da acessibilidade das pessoas com autismo nas escolas regulares.

Durante a audiência, o deputado destacou os desafios enfrentados no ambiente escolar, tais como a falta de capacitação dos profissionais e a escassez de recursos adequados para atender as necessidades específicas dos alunos autistas. Alencar enfatizou que a infraestrutura inadequada e a falta de suporte para os educadores podem prejudicar significativamente o desenvolvimento e o aprendizado das crianças autistas.

O parlamentar alertou para a importância de promover ambientes acolhedores e de aprendizado para os alunos com TEA, garantindo assim a sua plena inclusão na escola. Ele ressaltou que é fundamental investir na formação dos professores e na adaptação das escolas para atender às necessidades desses estudantes.

A audiência, marcada para a próxima terça-feira, dia 16, às 10 horas, terá como objetivo debater estratégias e políticas públicas para garantir a inclusão de alunos com autismo nas escolas. O local do encontro ainda será definido pela comissão.

Diante dos desafios apresentados, é fundamental que o poder público e a sociedade como um todo se mobilizem para garantir que as escolas estejam preparadas para receber e atender adequadamente os alunos com Transtorno do Espectro Autista. A inclusão dessas crianças e jovens é um direito assegurado por lei e é fundamental para promover uma educação mais inclusiva e igualitária para todos.

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