A proposta prevê a realização de ações de conscientização em escolas, universidades, órgãos públicos e demais instituições, com atividades como palestras, debates, seminários, oficinas e capacitação de educadores e profissionais da saúde, além de atividades de lazer e interação social sem o uso de dispositivos eletrônicos, e a divulgação de materiais educativos.
O deputado Pedro Uczai ressalta a importância de conscientizar as pessoas e fornecer informações e orientações para que possam usufruir dos benefícios da tecnologia e ao mesmo tempo evitar problemas como dependência, isolamento social e danos à saúde mental.
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Educação, de Saúde e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
A criação da campanha Abril Roxo é uma iniciativa importante para alertar a sociedade sobre os perigos do uso abusivo de dispositivos eletrônicos, especialmente entre crianças e adolescentes, que estão cada vez mais expostos a esse tipo de tecnologia. A conscientização e a promoção do uso responsável da tecnologia são fundamentais para garantir a saúde física, mental e emocional das futuras gerações.
O projeto de lei em discussão na Câmara dos Deputados demonstra a preocupação com o tema e a busca por soluções que possam mitigar os impactos negativos do uso excessivo de dispositivos eletrônicos. A realização da campanha Abril Roxo, caso aprovada, representa um avanço no debate sobre o tema e na busca por práticas mais saudáveis em relação ao uso da tecnologia.