Comissão especial instalada na Câmara dos Deputados vai analisar PEC que permite acumular cargo de professor com outro de qualquer natureza.

Na próxima quarta-feira (20), será instalada na Câmara dos Deputados a comissão especial que irá analisar a Proposta de Emenda à Constituição 169/19, que diz respeito à possibilidade de acumulação de cargo de professor com outro cargo de qualquer natureza. Atualmente, de acordo com a Constituição, essa acumulação é permitida apenas para cargos técnicos ou científicos.

O autor da PEC, deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM), justifica a necessidade dessa mudança devido aos constantes questionamentos judiciais em relação ao conceito de cargo técnico ou científico, devido à falta de precisão na legislação atual.

A aprovação da admissibilidade da proposta foi realizada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania em novembro de 2019. No entanto, uma comissão específica para analisar a matéria ainda não havia sido constituída.

A reunião para instalação da comissão está marcada para as 14h30, no plenário 13. Após a instalação, serão eleitos o presidente e os vice-presidentes do novo colegiado.

A comissão especial será composta por 35 titulares e igual número de suplentes. Após a análise da PEC pelos membros da comissão, a proposta seguirá para votação no Plenário, onde será necessária a aprovação em dois turnos.

A proposta de permitir a acumulação de cargo de professor com outro cargo de qualquer natureza abre espaço para uma maior flexibilidade no exercício profissional dos servidores públicos. No entanto, é importante destacar que essa medida deve ser analisada com cautela, levando em consideração a necessidade de garantir a qualidade do ensino e a eficiência da administração pública.

A criação dessa comissão especial é um passo importante para a tramitação da PEC, que também precisará passar por análise em outras comissões da Câmara dos Deputados antes de ser levada ao Plenário. É fundamental que os parlamentares realizem um debate amplo e transparente sobre o tema, considerando os diversos aspectos envolvidos e ouvindo a opinião de especialistas, para que a decisão final seja tomada de forma consciente e responsável.

Acompanhe a pauta da reunião da comissão especial através do link disponibilizado.

É importante ressaltar que a PEC em questão não tem efeito imediato e só entrará em vigor se for aprovada pelos parlamentares em todas as etapas de votação. Portanto, é fundamental acompanhar o desenrolar desse processo legislativo e ficar atento às discussões e decisões que serão tomadas ao longo do tempo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo