Repórter São Paulo – SP – Brasil

Presidente Lula sanciona Lei que inscreve o abolicionista André Rebouças no Livro dos Heróis da Pátria em Brasília

Na data de 17 de outubro de 2024, o presidente Lula sancionou a Lei 15.003/24, que marca um importante marco na história do abolicionismo brasileiro. A lei inscreve o nome de André Rebouças no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, localizado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves em Brasília. Essa medida, que já está em vigor, foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira.

André Rebouças foi o primeiro engenheiro negro a se formar na Escola Militar e desempenhou um papel fundamental no movimento abolicionista do Brasil. Ele dedicou-se incansavelmente à causa da libertação dos escravizados e foi um membro ativo de várias sociedades que lutavam pela emancipação dos escravos.

Além de suas contribuições ao abolicionismo, Rebouças também teve uma importante carreira como engenheiro. Em 1876, tornou-se professor na Escola Politécnica do Rio de Janeiro e foi responsável pelo projeto da estrada de ferro que conecta Curitiba ao Porto de Paranaguá, no Paraná. Sua participação na Guerra do Paraguai também é digna de nota.

A iniciativa de inscrever André Rebouças no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria foi fruto do projeto de lei 10390/18, proposto pelo ex-deputado Alessandro Molon. Nascido em Cachoeira, Bahia, em 1838, Rebouças veio de uma família influente e se destacou desde cedo por sua inteligência e determinação.

Após a morte de d. Pedro II, com quem mantinha uma amizade pessoal, Rebouças partiu para a África com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento do continente. No entanto, acabou se decepcionando com a situação de exclusão e pobreza dos africanos em sua própria terra.

André Rebouças faleceu na Ilha Funchal em 1898, aos 60 anos de idade. Sua memória e legado permanecem vivos na história do Brasil e, agora, também estão eternizados no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. Uma merecida homenagem a um dos grandes ícones do abolicionismo do país.

Sair da versão mobile