Criada em 2015, a UniSer, Universidade do Envelhecer, oferece o curso de Educador Político Social em Gerontologia, com duração de 1 ano e meio, visando preparar os estudantes para lidarem de maneira mais acolhedora e especializada com as diferentes fases da vida. A coordenadora-geral do programa, Camila Alves Areda, destacou os impactos positivos que a UniSer tem gerado ao longo dos anos, tornando os profissionais formados mais sensíveis às necessidades específicas de cada fase da vida.
Com 10 polos espalhados pelo Distrito Federal, a UniSer desenvolve 12 projetos de extensão, pesquisa e inovação, com destaque para o projeto Ação, de educação continuada, e o Tecnogeronto, que busca tornar a tecnologia acessível aos idosos. A professora Margô Karnikowski, diretora do centro integrado de ensino e pesquisa da UniSer, ressaltou a importância da instituição para o desenvolvimento não apenas econômico, mas também social do país.
Durante a sessão solene, a reitora da Universidade de Brasília, Rozana Reigota Naves, enfatizou a necessidade de incentivar as novas gerações a ingressarem na universidade, destacando o papel fundamental de programas como a UniSer nesse processo. O deputado Prof. Reginaldo Veras (PV-DF) ressaltou a importância de políticas públicas voltadas para a população idosa, destacando o papel do projeto UniSer nesse contexto.
A professora Margo Karnikowski trouxe dados alarmantes sobre o envelhecimento da população, reforçando a importância de programas como a UniSer para preparar a sociedade para atender às demandas crescentes desse público. Em um cenário em que a população com mais de 60 anos está em constante crescimento, iniciativas como a UniSer se mostram essenciais para promover a inclusão e o desenvolvimento social.