Câmara dos Deputados se ilumina de lilás em reflexão sobre a Doença de Alzheimer e a Púrpura Trombocitopênica Idiopática

A Câmara dos Deputados se iluminou de lilás nos dias 19 e 20 de setembro em apoio ao Dia Nacional de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer e ao Dia Mundial da Púrpura Trombocitopênica Idiopática. A iniciativa, proposta pelos senadores Nelsinho Trad (PSD-SP) e Paulo Paim (PT-RS), tem como objetivo sensibilizar a população sobre a gravidade destas doenças e ressaltar a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento adequado.

A Iluminação lilás da Câmara faz parte das ações do mês de setembro, denominado Setembro Lilás, promovido pela Associação Internacional do Alzheimer. As atividades visam fortalecer a divulgação de informações sobre a doença e promover o acolhimento de pessoas que vivem com Alzheimer, seus familiares e cuidadores.

A Doença de Alzheimer é uma enfermidade neurodegenerativa que afeta as funções cognitivas e não possui cura. Responsável por 70% dos casos de demência no mundo, a doença atinge cerca de 1 milhão de brasileiros, com os principais sintomas sendo a perda de memória e a confusão mental.

Já a Púrpura Trombocitopênica Idiopática é uma doença hemorrágica rara caracterizada pela redução do número de plaquetas no sangue, o que pode resultar em sangramentos espontâneos e hematomas. A causa da PTI ainda não é totalmente conhecida, podendo estar associada a diversas condições como infecções, reações a medicamentos e outras doenças autoimunes.

Durante a campanha do Dia Mundial da PTI, são divulgadas informações sobre os sintomas da doença, que incluem petéquias, hematomas espontâneos e sangramentos persistentes. Apesar de ser mais comum em adultos, a maioria dos pacientes responde bem ao tratamento, que pode controlar a condição e, raramente, levar a complicações fatais.

Diante da importância de conscientizar a população sobre essas doenças, as atividades realizadas na Câmara dos Deputados buscam promover o conhecimento e a solidariedade com aqueles que enfrentam estes desafios de saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo