De acordo com o texto do projeto, a internet a bordo deverá atender aos requisitos de Banda Larga estabelecidos pela Anatel, promovendo assim a conectividade dos passageiros durante os voos. O deputado autor da proposta destaca que a disponibilização desse serviço pode proporcionar aos passageiros a possibilidade de se manterem conectados para trabalho ou lazer, agregando valor ao serviço de transporte aéreo e aumentando a comodidade dos passageiros.
Além disso, Prates ressalta que a disponibilidade de conexões de internet em banda larga tem o potencial de fomentar a demanda por passagens aéreas, uma vez que o tempo gasto no interior das aeronaves deixa de ser improdutivo. Com a aprovação do projeto, espera-se que os voos se tornem mais atrativos para os passageiros, tornando a experiência de viagem mais completa e satisfatória.
O projeto encontra-se em tramitação com caráter conclusivo e será analisado pelas Comissões de Viação e Transportes; de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, é necessário que seja aprovado também pelo Senado. A iniciativa visa modernizar o setor aéreo brasileiro, atendendo às demandas dos passageiros por serviços de conectividade durante os voos.
Com a implementação dessa medida, espera-se que os voos no Brasil se tornem ainda mais confortáveis e eficientes, proporcionando aos passageiros uma experiência de viagem mais conectada e conveniente. A proposta reflete a importância da tecnologia como facilitadora do cotidiano, tornando a internet um serviço essencial também durante os deslocamentos aéreos.