De acordo com Vieira, nos últimos anos, as mudanças no uso da terra têm sido responsáveis pela maior parte das emissões brutas brasileiras, representando 48% em 2022, contra 52% em 2021. O senador ressalta que ao somar as emissões por desmatamento e outras mudanças de uso da terra com as do setor agropecuário, percebe-se que a atividade agropecuária é responsável por 75% de todas as emissões de poluentes no Brasil.
A audiência está agendada para as 10h30 e será realizada no plenário 2, da ala Nilo Coelho, no Senado. Vale ressaltar que a audiência será interativa e os cidadãos podem conferir a lista de convidados e enviar perguntas através do link disponibilizado.
A Comissão de Mudanças Climáticas, que tem como presidente a deputada Socorro Neri (PP-AC), tem um papel fundamental na formulação de políticas públicas relacionadas ao meio ambiente e ao combate às mudanças climáticas. O debate sobre a produção e o consumo de alimentos é de extrema importância para a busca de soluções sustentáveis que possam contribuir para a redução dos impactos ambientais.
É essencial que os diversos setores envolvidos no aquecimento global participem ativamente das discussões promovidas pela comissão, a fim de promover a conscientização e a adoção de medidas eficazes para um futuro sustentável. A sociedade civil, juntamente com os representantes políticos, desempenha um papel fundamental na construção de um mundo mais equilibrado e resiliente às mudanças climáticas.