O Plenarinho é uma iniciativa educacional voltada para a democracia, especialmente direcionada para crianças de 7 a 14 anos, além de pais e professores. A diretora de Educação para a Democracia da Câmara, Corina Castro, ressaltou a diversidade de conteúdo produzido pelo portal, que inclui vídeos, podcasts e jogos eletrônicos, tudo pensado para tornar o ensino sobre política mais acessível e interessante para os professores e alunos.
Um dos destaques do evento foi o jogo AventurECA, desenvolvido por Suami Abdalla, que desafia os jogadores a resgatar da memória das pessoas os direitos do Estatuto da Criança e do Adolescente, de forma lúdica e educativa. Além disso, a turma do Plenarinho passou por uma modernização, com novos personagens agora na adolescência, como Zé Plenarinho, Legis, Cida, Adão, Edu Coruja, Xereta e Vital, proporcionando um diálogo mais eficaz com o público infantojuvenil.
Outra iniciativa do Plenarinho é o concurso “Eu e a Lei”, que tem como objetivo incentivar professores e alunos a refletir sobre as leis do dia a dia e criar programas de rádio de até cinco minutos de duração. Os programas vencedores serão veiculados na Rádio Câmara, e os vencedores terão a chance de participar da cerimônia de premiação em Brasília.
Raquel Melo, primeira diretora e idealizadora do Plenarinho, destacou a importância do portal para preparar o país para ter políticos mais qualificados e cidadãos mais conscientes e responsáveis. Com tecnologia inovadora e personagens cativantes, o Plenarinho se consolidou como uma ferramenta educativa fundamental para promover a democracia entre as crianças e adolescentes brasileiros.