Brasil ocupa posição preocupante em ranking internacional de alfabetização, revela levantamento recente.

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados teve um cancelamento em sua pauta nesta terça-feira (9) que gerou repercussão entre os parlamentares e especialistas. O debate sobre os desafios da alfabetização no Brasil, que deveria ser realizado, foi adiado sem previsão de uma nova data. O assunto foi levantado a pedido do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que destacou a grave situação em que se encontra a educação do país.

Segundo Ferreira, a alfabetização da população brasileira é um problema urgente que afeta o desenvolvimento do país como um todo. Mesmo com esforços realizados ao longo dos anos, ainda há uma parcela significativa da população que não possui habilidades básicas de leitura e escrita. O deputado ressaltou a importância de enfrentar essa questão de forma séria e eficaz.

Dados do Pirls, Progress in International Reading Literacy Study, revelam que em 2021 o Brasil se posicionou atrás de países como Azerbaijão, Uzbequistão e até mesmo da Jordânia, Egito, Marrocos e África do Sul. A comparação com outras nações torna ainda mais evidente a deficiência na área de alfabetização no Brasil.

O impacto da pandemia de Covid-19 e o fechamento das escolas também foram citados como fatores que contribuíram para o cenário preocupante apresentado nos levantamentos. Além disso, no Pisa 2022, o Brasil obteve uma pontuação média de 379 pontos em matemática, abaixo da média de países como Chile, Uruguai e Peru.

A situação alarmante da alfabetização no Brasil se tornou motivo de debate urgente entre os parlamentares e especialistas. A necessidade de ações efetivas e políticas educacionais mais sólidas se torna cada vez mais evidente diante dos desafios enfrentados na área da educação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo