Para o diretor do Dnit, esse avanço se deve à necessidade de atualização de projetos de restauração em alguns trechos não duplicados, o que resultou na rescisão de quatro contratos. A expectativa é que a publicação do edital de licitação dos lotes 3 e 4, que correspondem a trechos entre Sítio do Meio e o entroncamento com a BR 324, aconteça em agosto.
Além disso, a qualidade da malha rodoviária na Bahia melhorou significativamente nos últimos anos. Em 2022, apenas 72% dos trechos eram considerados de qualidade regular e boa, enquanto atualmente esse índice está em 87%. A malha rodoviária da Bahia é a maior administrada pelo Dnit, abrangendo 6.720 km.
Um dos investimentos em destaque é a pavimentação de 53 km da BR-030, entre Ubaitaba e Maraú, que recebeu um aporte de R$ 231,4 milhões. O diretor do órgão afirmou que um novo contrato para a continuidade desse projeto deve ser assinado em junho. A expectativa é que, com essa obra concluída, seja possível percorrer a BR-030 pavimentada desde Brasília até Maraú.
O debate sobre a importância dessas obras foi solicitado pelo deputado Jorge Solla, que destacou a significância da duplicação da BR-101 na Bahia, especialmente no trecho entre Feira de Santana e Ilhéus. Segundo o parlamentar, essa é uma demanda antiga da população e das autoridades locais.
Atualmente, estão em andamento 9 obras e há 8 novos projetos em desenvolvimento na malha rodoviária do estado. O progresso nessas obras é fundamental para garantir a segurança e a fluidez do tráfego, além de impulsionar o desenvolvimento econômico e turístico da região.