A BR-101, que corta 12 estados litorâneos indo do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, é um dos focos da discussão. De acordo com o parlamentar, apesar da assinatura da ordem de serviço em 2014, o projeto de duplicação ainda não foi concluído. Ele ressalta que o trecho norte da rodovia, entre Feira de Santana (BA) e Sergipe, encontra-se paralisado, gerando impactos para a população local e para os usuários da via.
Já em relação à BR-030, o deputado destaca que o Ministério dos Transportes anunciou, no ano de 2023, o início das obras de pavimentação asfáltica no trecho entre Ubaitaba e a Península de Maraú. Segundo Solla, a população dessas regiões vem sofrendo com 77 km de trechos precários e sem asfalto, o que prejudica o escoamento de grãos e minerais, além do acesso às praias do baixo sul baiano, importante rota turística.
A audiência pública foi realizada no plenário 9 às 9h30 e contou com a presença de representantes do governo, especialistas e membros da sociedade civil. Durante o debate, foram discutidas as razões para os atrasos nas obras, os impactos na economia e no turismo da região, além das medidas necessárias para a conclusão e aceleração dos projetos.
A expectativa é que a reunião resulte em encaminhamentos concretos e na cobrança de ações efetivas por parte dos responsáveis pelas obras, visando garantir a segurança e o desenvolvimento da infraestrutura rodoviária na Bahia.