Alckmin defende reforma tributária para simplificar e reduzir carga tributária em benefício do país e da indústria

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, demonstrou entusiasmo em relação à proposta de reforma tributária em discurso realizado nesta segunda-feira (29). Durante o evento Reforma Tributária e Indústria: Os Desafios da Regulamentação, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Alckmin enfatizou os benefícios que a reforma trará para o país, destacando a simplificação como um dos principais ganhos.

Ao abordar exemplos práticos de tributação, Alckmin citou a questão do pão de queijo, que sofre variações de impostos dependendo da categoria em que é classificado. Ele ressaltou a importância da transparência no sistema tributário, salientando a disparidade entre a carga tributária dos Estados Unidos e a do Brasil, e a necessidade de tornar visíveis os impostos para os consumidores.

O ministro também apontou para a regressividade da carga tributária atual no Brasil, evidenciando a necessidade de correção para promover maior equidade. Destacou ainda a importância da reforma em reduzir a guerra fiscal, simplificar o sistema e estimular o crescimento econômico, com projeções de aumento no PIB, investimento, exportações e na indústria.

Apesar de reconhecer as dificuldades e desafios na implementação da reforma tributária, Alckmin defendeu o gradualismo como estratégia para garantir uma transição eficaz e minimizar impactos negativos. Ele elogiou a criação do Observatório Tributário pela Fiesp, como uma iniciativa importante para fomentar o debate e fornecer informações técnicas sobre questões tributárias.

Em suma, as declarações de Alckmin durante o evento evidenciam a sua confiança na necessidade e nos potenciais benefícios da reforma tributária para o desenvolvimento econômico do Brasil. Suas considerações ratificam a importância do tema e a urgência de medidas para modernizar e simplificar o sistema tributário do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo